sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Antigo chorão

Olá! Eu sou um chorão, aliás sou o chorão mais velho de Portugal. Hoje fiz 400 anos, mas ouvi dizer que já estou muito velho e é preciso cortarem-me porque se não qualquer dia apodreço e depois já ninguém faz vida de mim. Bem, antes de continuar com o presente vou ao passado para verem o que eu já passei:

Tudo começou no tempo de D. Filipe ll (rei de Espanha e de Portugal) no ano de 1611. Um menino do povo viu uma pequena e insignificante semente que era eu! Enterrou-me e eu nasci com toda a minha força! No ano seguinte já tinha 3 palmos de altura, ainda era pequeno mas já suportava frio, o calor, geadas, nevões…

Num dia com muito calor acordei com um barulho imenso. Era o meu amigo povo que se estava a revoltar com o dito rei. Estiquei as minhas raizes e os meus ramos e agora estava acordado. Na altura não estava a perceber o que se estava a passar mas depois vim a saber que era a revolta manuelina. Com cinquenta e um anos já tinha visto uma revolução, a minha vida já estava a ser má.

Aos cem anos vi o rei D. João V a ir no seu coche de ouro para Lisboa.

Com duzentos anos vi outra revolução: a revolução francesa. O general que ia à frente é o Massena e a sua alcunha era o maneta porque ele já tinha perdido um braço.

Vocês devem estar a pensar que sendo uma árvore devo saber pouca coisa mas eu devo saber tanto como as páginas de um livro.

Retomando à minha vida! Eu era uma árvore já velha mas só tinha visto revoluções e mais revoluções ou então havia problemas em Portugal. Já vivemos muitas revoluções mas a que me emocionou mais foi que o raio dos ingleses vieram mandar para Portugal.

João Preizal nº 6, 6ºC

Sem comentários:

Enviar um comentário